Alguma Dúvida?

É comum que existam dúvidas acerca de algumas áreas da psicologia ou mesmo das especificidades do trabalho do psicólogo. Por esse motivo, criamos este espaço para que seja possível alguns esclarecimentos com perguntas e respostas sobre assuntos diversos.
Sinta-se a vontade para nos encaminhar um e-mail, caso surja alguma dúvida não encontrada na lista abaixo. E, lembre-se: este espaço foi feito especialmente para lhe trazer informações de conteúdo.

1Que faz um psicológo?

O Psicólogo é um profissional graduado em Psicologia, ciência humana que estuda processos mentais, sentimentos, pensamentos e comportamentos. Ele é habilitado pelo Conselho Regional de Psicologia (CRP) para exercer funções em diversas áreas: clínica, da saúde, hospitalar, neuropsicologia, educacional, forense, jurídico, do esporte, organizacional, do trabalho, entre outras.

2O que é a Psicologia Clínica?

Em linhas gerais, a prática da Psicologia Clínica consiste na avaliação dos fenômenos psicológicos e na psicoterapia. O psicólogo estuda, pesquisa e avalia o desenvolvimento emocional, os processos mentais e sociais das pessoas. Ainda, elucida alguns conflitos ou possíveis transtornos mentais e realiza atendimento clínico.

3Qual a diferença entre o Psicólogo e o Psiquiatra

O psiquiatra é graduado em Medicina, que fez sua residência médica em Psiquiatria, o que lhe permite a prescrição de fármacos. Ele realiza diagnósticos de transtornos mentais através de observações clínicas, recursos tecnológicos (radiodiagnóstico, electroencefalogramas, etc), exames clínicos, entre outros, e o tratamento é predominantemente baseado na terapia medicamentosa (psicofármacos), embora muitos psiquiatras atualmente também realizem a psicoterapia. O psicólogo, por sua vez, não é um médico, mas sim um profissional com graduação em Psicologia. Assim, seus diagnósticos são baseados em entrevistas, observações clínicas, questionários e instrumentos de avaliação específicos da sua área. Ainda, seu tratamento consiste na intervenção psicoterapêutica ou reabilitação, sem a prescrição de medicamentos. Apesar das especificidades, as duas áreas estão interligadas e os profissionais trabalham juntos quando necessário.

4Quais os profissionais que podem praticar a psicologia?

A psicoterapia pode ser praticada por psicólogos que tenham registro no CRP, ou por profissionais que tenham formação, teórica e clínica, em psicoterapia (geralmente psiquiatras ou profissionais da área da saúde). Aconselha-se sempre que o cliente verifique a formação profissional para garantir que este seja habilitado para exercer a prática psicoterapêutica.

5Quando devo procurar a psicoterapia?

A psicoterapia é indicada para pessoas que estejam passando por qualquer tipo de dificuldade e estejam em busca de uma ajuda profissional para compreender suas questões, e com isso, lidar de maneira mais saudável com seus problemas. Ainda, muitas vezes as pessoas podem procurar este tipo de atendimento em busca de um autoconhecimento, para encontrar uma nova direção, novas formas de expressão para seus talentos, enfim, descobrir suas potencialidades e limites. “O principal objetivo da terapia psicológica, não é transportar o paciente para um impossível estado de felicidade, mas sim ajudá-lo a adquirir firmeza e paciência diante do sofrimento. A vida acontece num equilíbrio entre a alegria e a dor”. Carl G. Jung

Envie-nos sua dúvida!